segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tim Maia - Racional Vol. 1 [Soul Music] [1975] [Brazil]



Bem, meus amigos visitantes, me desculpem pela demora para postar, mas eu tive dois motivos para não postar durante esse tempo: Primeiro, a falta de tempo; segundo, o receio de ter o blog cancelado, uma vez que eu vi em outro blog a notícia do possível cancelamento dos blogs da Blogspot. Como vocês podem ver, nada aconteceu, então, ao ter tempo e verificar que o blog permanece no ar, eu voltei a postar.

Então, deixando de “blá, blá, blá”, vamos ao que interessa! Aqui, neste blog, eu tento agradar a gregos e troianos, mas também eu tento me expressar por meio das coisas que eu costumo ouvir, e acabo por compartilhá-las com os queridos visitantes. Assim, eu costumo postar o que me sugerem (o que é raro, pois ninguém até hoje sugeriu algo para que eu postasse) ou aquilo que eu gosto muito ou que ando ouvindo com bastante freqüência. Esta última opção é o motivo deste post.

Vos apresento (obviamente para aqueles que não conhecem esta pérola da música brasileira) o renegado e não menos conceituado disco do Tim Maia, o Racional Vol. 1.

Nos anos 70, este gênio da música brasileira leu o livro chamado “Universo em Desencanto” (confesso que tenho muita vontade de lê-lo), que por sua vez é adotado pela comunidade “Cultura Racional”, na qual tem como seu líder e criador o Senhor Manoel Jacintho Coelho, que coordenava os trabalhos em um centro espírita no Rio de Janeiro na década de 30. Sendo detentor de faculdade mediúnica aguçada, o Sr. Manoel Jacintho Coelho recebeu uma mensagem de um Ser intitulado “Racional Superior”, ao qual concedeu esta obra para a humanidade que está passando pelo desenvolvimento do raciocínio, chegando, assim, uma nova era (lembrando que esta nova era vem se desenvolvendo desde a década de 30), aonde haverá um maior desenvolvimento da Glândula Pineal em todos os humanos. Viajoso, não é? Pois foi nessa viagem que o Tim Maia embarcou e desembarcou pouco tempo depois. Porém, foi tempo suficiente para presentear a música brasileira com duas pepitas, o Racional Vol. 1 e o Racional Vol. 2.

Tim Maia, entre 1974 e 1976, foi um dos principais, se não o principal, porta-voz da Cultura Racional, e utilizou-se da sua música para propagar tal idéia, chegando a gravar músicas em inglês para, digamos assim, gringo ouvir. Dizem que na época o Tim Maia enviou cópias de disco para James Brown e John Lennon, aonde este último enviou uma carta-resposta debochando do Tim Maia, chegando a chamar o brasileiro de louco. Tim, na época, chegou a declarar que o Racional Superior se revoltou com John Lennon, e que este teria mais nove anos de vida. É, errou por pouco, sendo o falecimento de tal gênio da música mundial em 5 anos após o lançamento do disco racional. Lembrando que não quero insinuar nada, tão somente informar um fato (dentre tantos) que intrigam as pessoas.

Bem, os “bastidores” do disco não importa neste momento, portanto, voltemos à musicalidade.

A instrumentalidade deste disco é impecável, porém as letras não devem agradar a todos, pois todas elas fazem menção ao supracitado livro. Quem gosta de temas esotéricos e música boa, eis um prato cheio, pois o prato principal e os acompanhantes se complementam perfeitamente. Mas, quem não gosta e tampouco acredita nas viagens esotéricas, dêem crédito para a musicalidade. Ou então, se você simplesmente não gosta da música brasileira e só entra neste blog para baixar algum disco de Classic Rock e/ou Heavy Metal, então deixa para uma próxima postagem para você saciar a sua sede de Rock n’ Roll!!


Antes do lançamento do disco Racional Vol. 1, Tim Maia executa a música "Imunização Racional (Que Beleza)" na Tv Bandeirantes.

Tim Maia se entregou tanto à Cultura Racional que se viu “falir”, digamos assim, uma vez que perdeu vários bens e várias dívidas bateram à sua porta. Também, o mestre da música brasileira teve seus motivos para se revoltar com a Cultura Racional, aonde perdeu a sua crença e passou a renegar este disco até o dia do seu desencarne. Com a revolta, Tim Maia mandou retirar de circulação todos os discos “Racional” que estavam no mercado, fazendo com que este vinil seja um item para colecionador. Quem comprou, comprou, quem não comprou, baixa aqui! (hehehehe)

Destaque para as faixas “imunizaçao racional (que beleza)”, “bom senso”, “rational culture”, “ela partiu”.

PS: Para deixar claro que eu não estou fazendo nenhuma apologia a determinada crença, e sim apenas divulgando a música e também um pouco de conhecimento, eis um vídeo que foi exibido pelo programa "Fantástico", da Tv Globo, em 2003 sobre a fase "Racional" do grande Tim Maia.

Lembrando, também, que não quero provocar conflitos de opiniões, e sim uma possível discussão saudável.



Faixas:

01. Imunizaçao Racional
02. O Grão Mestre Varonil
03. Bom Senso
04. Energia Racional
05. Leia o Livro Universo em Desencanto
06. Contato Com o Mundo Racional
07. Universo em Desencanto
08. You Don't Know What I Know
09. Rational Culture
10. Ela Partiu (bônus)
11. Meus Inimigos (bônus)

*ALTAMENTE RECOMENDADO
**Link nos comentários [link in coments]
***Capas Inclusas
****Um comentário não mata ninguém!


Pedidos nos comentários, ok?

3 comentários:

Iron Man disse...

http://www.mediafire.com/?jz46kfc0huz0udj

Eduardo Toscano" disse...

Muito viajado esse álbum, as letras nao mudam muito de assunto.Som mto bom!...dei uma olhada sobre O Universo em Desencanto, e parece ser uma obra de 1000 livros! Deve ser interessante.

ONAI ONAI disse...

Estou começando a escutar a discografia do Tim Maia, muito boa por sinal. Obrigado por postar esse albúm. ^^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...